The Next Level
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Daniel Faria : Mundaças em Legacy

Ir para baixo

Daniel Faria : Mundaças em Legacy Empty Daniel Faria : Mundaças em Legacy

Mensagem  BMBA Qua Jun 23, 2010 7:21 pm

Daniel Faria : Mundaças em Legacy Setembro09020 Depois das alterações anunciadas pela wizards de banir o Mystical Tutor e desbanir a Illusionary Mask e o Grim Monolith, aqui fica a análise do nosso escritor residente dos formatos eternal sobre as possíveis mudanças no formato.

Espero que gostem.>




Mudanças em Legacy




Como muitos de vós já devem ter visto, a DCI anunciou alterações na lista de cartas banidas e restrictas de Legacy, com efeito a partir de 1 de Julho: Mystical Tutor será banido e Grim Monolith e Illusionary Mask serão desbanidos.


Daniel Faria : Mundaças em Legacy Thumbnail_58744banned


O banimento de Mystical Tutor foi inesperado para quase todos na comunidade de Legacy, e como seria de esperar, foi já alvo de diversas críticas por parte dos jogadores de Reanimator e ANT que serão os decks mais afectados por este banimento. Mas apesar de gostar de jogar com ambos os decks, não tenho dúvida de que esta foi uma decisão acertada pela parte da DCI, e aplaudo-a vivamente.


Não há dúvida que Reanimator estava a começar a corromper o formato, sendo evidência disso não só o crescendo de popularidade e de resultados deste arquétipo mas principalmente os sideboards dos outros arquétipos onde tinham vindo a figurar cada vez mais cartas dedicadas quase exclusivamente ao matchup de Reanimator (como Faerie Macabre ou mais recentemente Coffin Purge). E mesmo perante um metagame hóstil e preparado para o enfrentar, o Reanimator continuou regularmente a conseguir bons resultados em grandes torneios.


Daniel Faria : Mundaças em Legacy 94612893


Assim, até esperava que mais cedo ou mais tarde anunciassem o re-banimento do Entomb, mas banir Mystical Tutor é uma jogada muito mais inteligente, e muito mais simpática para os jogadores. Enquanto Entomb é o que torna o deck de Reanimator viável competitivamente, Mystical Tutor é aquilo que o torna realmente abusado, dando-lhe uma combinação de consistência, velocidade e flexibilidade que nenhum deck devia ter. Há que admitir que é absurdo um deck de combo dedicado como Reanimator poder jogar com 1 Perish para demolir Zoo e Bant, com 1 Show and Tell para evitar hate de cemitério, e com 1 Wipe Away para lidar com Counterbalance, tudo isso sem sacrificar consistência ou velocidade.



Sem Mystical Tutor, Reanimator vai certamente perder um pouco de velocidade e flexibilidade, mas com Lim-Dûl’s Vault ou Intuition como alternativas, não tenho dúvida de que continuará a ser um arquétipo competitivo. Simplesmente, os jogadores terão de fazer mais compromissos relativamente às suas opções de maindeck e sideboard o que tornará o deck mais justo para o resto do formato.



ANT vai ser também afectado pelo banimento de Mystical Tutor, e também o merece ser, pois os seus nível de consistência, velocidade e flexibilidade eram também preocupantes, e apenas a preponderância do Reanimator impedia que ANT dominasse o formato. Assim, a opção de banir Mystical Tutor é inteligente porque enfraquece ambos os decks simultaneamente sem no entanto os inviabilizar.
As principais alternativas para ANT serão Cunning Wish, Burning Wish e Personal Tutor.

Ambos os wishes dão flexibilidade ao deck, permitindo-lhe ter um leque de soluções no sideboard. O Cunning Wish tem a vantagem de ser azul e poder buscar Ad Nauseam, mas a desvantagem de não poder buscar Tendrils (embora haja a alternativa de Brain Freeze). O Burning Wish requer um compromisso maior em termos de mana, e não pode ir buscar Ad Nauseam, mas permite acesso a Ill-Gotten Gains, Doomsday e Tendrils.

O Personal Tutor será uma opção com menos flexibilidade mas mais rapidez, que será particularmente interessante para Doomsday ANT, onde pode ir buscar Ill-Gotten Gains, Doomsday, Tendrils e mesmo Infernal Tutor ou Duress.
Tal como Reanimator, ANT vai ser um pouco menos abusado, mas continuará a ser um arquétipo competitivo.



Quanto aos desbanimentos, ambas as cartas estavam no radar da comunidade de Legacy como potenciais cartas a desbanir, portanto não foram propriamente inesperadas. Fiquei um pouco desiludido por não terem desbanido também Land Tax e Earthcraft.


Daniel Faria : Mundaças em Legacy Image


Não antevejo grande impacto de Grim Monolith no formato. Certamente vai jogar no Metalworker Stax, mas não será suficiente para que o deck passe a ser Tier 1. Poderá também contribuir para o ressurgimento do arquétipo Wildfire, o que será interessante para o formato, mas uma vez mais não terá grandes implicações para o metagame.
Assim, a subida de preço absurda que esta carta verificou é unica e exclusivamente devida a especulação, tal como aconteceu com Scroll Rack há uns meses, e podem contar que vai voltar a descer.


Daniel Faria : Mundaças em Legacy Illusionary%20Mask.full


A Illusionary Mask por outro lado vai certamente ter impacto no formato, levando ao surgimento de uma versão de Dreadstill UWx, em que Enlightened Tutor poderá ir buscar Dreadnought ou Mask para o combo, ou Counterbalance out Top para o lock, ou ainda Engineered Explosives, Oblivion Ring ou outras soluções.

Adicionalmente, a Mask permite a inclusão de Dreadnought numa maior variedade de decks, sem a necessidade de azul, incluindo decks com Chalice of the Void.
Além do Dreadnought, também são interessantes com a Mask criaturas como Hidden Horror e Eater of Days, e mesmo criaturas de menor impacto como Sea Drake e Serra Avenger.
Assim, a Mask será certamente muito interessante para o formato, sendo o seu impacto limitado apenas devido ao seu stock reduzido e preço elevado (que ao contrário do Monolith não deverá descer).



Numa nota à parte, a redução drástica do formato Extended anunciada é consistente com os rumores que a Wizards vai lançar um novo formato intermédio entre Legacy e Extended. Fica a dúvida se esse formato será rotativo como Extended ou fixo como Legacy, e qual a sua extensão, mas com Extended agora reduzido a uns parcos 4 anos de edições, é uma notícia que aguardo com antecipação.



Daniel Faria




Fonte e origem: http://www.magictuga.com/topico.asp?topico=92949
BMBA
BMBA
Keeper
Keeper

Mensagens : 103
Data de inscrição : 03/06/2010
Idade : 36
Localização : Fazendas de Almeirim

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos